O Hospital Aroldo Tourinho – entre todos os hospitais SUS de Montes Claros – foi o único que alcançou nota máxima de desempenho no âmbito do “Programa Valora Minas”, no primeiro quadrimestre deste ano, conforme relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
O Valora Minas, lançado em 2021, é um programa do Governo do Estado que visa qualificar a assistência, ampliar o acesso e atender às necessidades da população, otimizando a alocação de recursos.
O programa é dividido em módulos, e o Hospital Aroldo Tourinho está alocado no módulo Valor em Saúde. “Esse módulo compreende hospitais de relevância microrregional, macrorregional e estadual”, explica o diretor assistencial do HAT, enfermeiro Fábio Henrique Gomes Barral.
De acordo com Barral, existem diferentes indicadores que devem ser observados pelo hospital. “Um deles, por exemplo, é relacionado à saúde bucal dos pacientes internados no hospital. Nesse item, é avaliada a efetividade das ações em prol da saúde bucal para pacientes internados”.
A superintendente da Superintendência Regional de Saúde em Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, elogiou a instituição pela conquista. “Quero parabenizar o Hospital Aroldo Tourinho pela nota máxima atingida não apenas neste quadrimestre, mas também no quadrimestre anterior, e reconhecer o protagonismo do hospital como importante ponto assistencial da Rede de Atenção à Saúde da Macro Norte”, afirma a superintendente Dhyeime Marques.
Para a superintendente da Fundação Hospitalar de Montes/ Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “o Programa Valora Minas tem o objetivo de aprimorar os indicadores assistenciais e hospitalares, elevando assim a qualidade da assistência à população”. Ela acrescenta: “É um prazer para nós que o Hospital Aroldo Tourinho atenda às expectativas deste programa e seja referência na assistência hospitalar, cumprindo 100% das metas propostas. Não apenas na parte financeira, mas também nos indicadores de qualidade assistencial. Parabenizo toda a equipe médica e assistencial, desde a higienização até a gestão administrativa, que contribuíram para que a instituição alcançasse essa nota máxima”.
Já o presidente da FUHMOC/HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca: “Todos nós do Aroldo Tourinho estamos empenhados em oferecer assistência digna e de qualidade a todos os nossos clientes, sem discriminação de qualquer espécie. O HAT pode não ser o maior da região, mas sem dúvida é um dos melhores sob todos os aspectos”. O professor Paulo César conclui: “registro o reconhecimento e gratidão a todos os nossos colaboradores que se empenham diariamente, daí estar sendo possível obter resultados tão expressivos como estes do Valora Minas”.
Add a Comment