HOSPITAL AROLDO TOURINHO PROMOVE PALESTRA SOBRE AUTISMO

O Hospital Aroldo Tourinho promoveu nesta quarta-feira, 14 de junho,  palestra sobre “Os Cuidados na Atenção à Pessoa com Autismo”, com o objetivo de levar conhecimento e conscientização à comunidade hospitalar.

O evento, realizado em parceria com a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista – ANDA, reforçou a importância da disseminação de conhecimento e apoio às pessoas com autismo e suas famílias, além de incentivar a busca por uma sociedade mais inclusiva e sensível às necessidades das pessoas.

A palestra foi ministrada pelo voluntário da ANDA, Rodrigo Alves de Oliveira, que abordou os principais aspectos clínicos do autismo, esclarecendo dúvidas comuns e destacando a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde, educação e assistência social, visando o desenvolvimento pleno da pessoa com autismo.

“Com o conhecimento sobre o autismo cada vez mais difundido, um número maior de pessoas tem se identificado, aumentando a procura por atendimento especializado. Por isso, é importante o hospital conscientizar a sua equipe quanto a uma abordagem individualizada e adaptada às necessidades de cada indivíduo, respeitando suas peculiaridades e promovendo sua inclusão”.

A palestra também contou com o depoimento de Victor Patrick Silva Teixeira. Ele compartilhou sua experiência como autista e os desafios enfrentados por conta do transtorno, enfatizando a importância do apoio emocional, informação e rede de suporte para as famílias.

“Fui diagnosticado tardiamente e precisei conhecer as minhas características. Hoje vejo que existem muitas pessoas que não têm esse conhecimento. Como tem aumentado o número de diagnósticos, precisamos estar bem preparados, ter um conhecimento apropriado. Isso é mais confortável para a família, para o hospital e para os profissionais que têm de lidar com essas pessoas por causa das suas peculiaridades”.

Para a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “eventos como esse são essenciais para desmistificar o autismo e disseminar informações atualizadas”. Ela afirma: “nosso objetivo é promover a inclusão e o acolhimento das pessoas com autismo, bem como apoiar suas famílias. Ações como essa contribuem para diminuir o preconceito e aumentar a conscientização sobre o tema”.

“As instituições hospitalares são instituições disciplinares. Por isso, são instituições com certa dificuldade para aceitar a diversidade dos seus pacientes e familiares”, destaca o vice-presidente do HAT, psicólogo Cláudio Medeiros Santos. Ele comenta que “estamos vivendo em um tempo em que a diversidade é um fenômeno natural, por isso o hospital precisa se preparar para atender os diferentes tipos de pessoas com as suas características próprias”.

“Esse evento é muito importante, porque nosso objetivo no Hospital Aroldo Tourinho é preparar a nossa equipe para o cuidado da pessoa com autismo, que tem as suas características e particularidades. Esse foi um momento muito especial, onde os palestrantes trouxeram informações preciosas para que a nossa equipe se prepare para cuidar bem dessas pessoas”, salienta Cláudio Medeiros.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, enfatizou que “esse momento nos permite um despertar, a conscientização que nós no ambiente hospitalar e, sobretudo, na comunidade de uma forma geral, devemos ter, a fim de ser dispensada atenção e amor às pessoas com autismo”.

“A palestra, ministrada aqui, foi de grande importância, pois irá fazer com que nós nos sensibilizemos ainda mais e procuremos oferecer tratamento digno, respeitoso e harmonioso para as pessoas que têm o espectro do autismo”, finaliza o presidente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *