Copyright 2010. Fundação Hospitalar de Montes Claros. Todos os direitos reservados.

NOTÍCIAS


Quarta-feira, 29 de agosto de 2013


Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2013

HAT INOVA COM PAINEL ELETRÔNICO

Um novo sistema tecnológico de senhas (Touchscreen) veio fazer parte da nova realidade do atendimento no Hospital Aroldo Tourinho (HAT). Trata-se do Painel Eletrônico que veio facilitar tanto a vida dos clientes quanto dos colaboradores. De acordo com o coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI), Thiago Ribeiro, o novo sistema veio ajudar no gerenciamento do tempo de atendimento dos clientes tornando o atendimento mais ágil e organizado. “O diferencial desse recurso são os indicadores disponibilizados com o uso da ferramenta e que auxiliarão as gerências no processo de tomada de decisão, além da transparência para com o paciente no processo de admissão, a organização setorial proporcionando maior comodidade e segurança aos nossos pacientes/clientes”, frisou.


O Sistema de Painel Eletrônico do HAT foi doado pela empresa Spdata e foi implantado no hospital há pouco mais de 01 mês.



Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

HOSPITAL AROLDO TOURINHO EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Nessa segunda-feira (25), aconteceu a posse da nova diretoria da Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho (HAT), tendo o professor Paulo César Gonçalves de Almeida, como provedor, o professor Wagner de Paulo Santiago como 1º provedor adjunto, a professora e advogada Mônica Nascimento Feitosa como 2ª provedora adjunta e o advogado Bernardo Brant Maia como diretor secretário.

A reunião contou com a presença do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, membros do Conselho Curador da Instituição, diretores, gerentes, colaboradores e convidados. O ex-provedor José Maria Marques Nunes conduziu a posse da nova diretoria que foi empossada para o quadriênio 2013/2017.

Na oportunidade, o professor Paulo César falou da importância de a nova diretoria contar com o apoio de todos os setores do Hospital e da comunidade para alcançar as metas propostas.

O prefeito Ruy Muniz manifestou apreço pela nova diretoria do Aroldo Tourinho e assegurou apoio para a completa recuperação do Hospital.


Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2013

Hospital Aroldo Tourinho elege nova Diretoria

Aconteceu ontem, 06 de fevereiro de 2013, a eleição para a nova diretoria do Hospital Aroldo Tourinho – HAT. Foram eleitos por unanimidade o Professor Paulo César Gonçalves de Almeida como provedor, o professor Wagner de Paulo Santiago como 1° provedor adjunto, a professora e advogada Mônica Nascimento Feitosa como 2° provedora adjunta e o advogado Bernardo Carvalho Brant Maia como diretor secretário.

O evento aconteceu no Hospital e estiveram presentes membros do Conselho Curador da Instituição, gestores e funcionários do HAT.


O Professor Paulo já estava a frente do Aroldo Tourinho nos últimos sete meses, quando assumiu a provedoria para cumprir o mandato deixado pela diretoria anterior.

Para mais fotos, acesse:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.347189282061478.82656.100003112276602&type=1


Quarta-feira, 30 de outubro de 2012

Equipe celebra o Jubileu de Prata do Hospital Aroldo Tourinho

A vida é feita de fatos e atos. Nada de novo nisso. Mas há fatos marcantes e atos decisivos. Assim, diferenciados, são lembrados e cristalizados na nossa existência e para o nosso existir.

No último dia 19, a equipe do Hospital Aroldo Tourinho comemorou os 25 anos da Instituição com um culto ecumênico celebrado pelo Pastor Alna Jeferson, da Primeira Igreja Batista, e pelo Padre Gledson de Miranda Assis, da Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Após o culto, funcionários com mais de 20 anos de Hospital Aroldo Tourinho foram homenageados com certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados.


Quarta-feira, 30 de outubro de 2012

Aroldo Tourinho - Jubileu de Prata, Jubileu de Amor

(*) Paulo César Gonçalves de ALMEIDA

A vida é feita de fatos e atos. Nada de novo nisso. Mas há fatos marcantes e atos decisivos. Assim, diferenciados, são lembrados e cristalizados na nossa existência e para o nosso existir.

Em 1981, mês de setembro, uma amiga estava prestes a dar à luz. Dirigiu-se à Santa Casa e foi recepcionada pelo médico Aroldo Tourinho. Ele estava saindo do plantão e olhou para a barriga imensa, meio para baixo, e definiu conclusivo: a senhora está esperando uma menina.

Naquele tempo ultrassom era distante das salas médicas. Saiu, cabelo molhado, espichado para trás, e deixou o parto para a médica seguinte. No outro dia, apareceu no quarto da mamãe, recém-nascida no colo, fez um afago, como se fosse bênção celestial, e desapareceu como anjo.

Aroldo Tourinho era médico vestido de amor. Para ele a nossa homenagem, nesses 25 anos do hospital que tem no âmago e no apêndice, no interior e na fronte, o nome de Aroldo Tourinho. Em nome de homens como ele é que estamos aqui, para oferecer saúde e qualidade de vida.

Os tempos do hospital não são de mansidão plena. É assim o caminhar dos construtores. Há encontros e desencontros, como é normal em toda a reconstrução. No entanto, nesses 25 anos, mesclando sobriedade e ansiedade, há vitórias, vitórias que garantem a nossa continuidade. Não se pode separar um tempo estanque e afirmar que ali está a dor ou ali está a glória.

Numa vida, mesmo numa instituição, há construção em sequência, um fato sobrepondo ao outro, um nome continuando o trabalho anterior. Cada um, ao seu modo e à sua metodologia, impõe um tijolo nessa construção profícua. Nós agora estamos no tempo da nossa construção.

Uma instituição hospitalar não vive internada em sim mesma. Ao contrário, ela abre as portas para receber, sejam os problemas individuais ou coletivos, sejam as soluções públicas, institucionalizadas ou particulares.
Normalmente, o hospital é a porta de entrada de quem busca solução. Quando o paciente chega, combalido ou debilitado, ele não chega para o término. Ele chega para o recomeço.

De fora, o que se espera de nós é isso. Nós sabemos muito bem do sofrimento do outro porque sofremos com esse outro, que é identificado, tratado, acolhido. E como nós temos que nos comportar diante do dia a dia controverso ou adverso? Temos que nos unir.

Nos últimos meses em que estivemos juntos, após assumir a Provedoria da Fundação Hospitalar Montes Claros, o Hospital Aroldo Tourinho, a minha palavra e a minha atitude têm sido únicas: união. Todos nós participamos de um mesmo ato em favor da vida.

Há dificuldades? Claro que há. Mas há soluções. Essas soluções é que procuramos diariamente, sem cessar, sem parar. No entanto, só é possível a continuidade deste trabalho com a união de todos, sem distinção hierárquica ou de histórico.

Somos um. Somos o Aroldo Tourinho, não mais unicamente aquele que olhava a barriga da grávida e já definia o que viria à luz. Hoje somos o Hospital Aroldo Tourinho, gerador de luz para quem precisa continuar a caminhar, seguir com saúde.

Cremos nisso. Saberemos, com o suporte sagrado do PAI CELESTIAL, seguir em frente para que luz da cura não se apague e nossos desejos, particulares, familiares e coletivos, sejam realizados para o bem de nossas vidas e das vidas daqueles que precisam de nós e de nossa união.(*) Provedor da Fundação Hospitalar Montes Claros – Outubro/2012.


Quarta-feira, 19 de setembro de 2012

I Curso de Ventilação Mecânica Básica

Para maiores informaçoes clique aqui.


Quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Rotary Club de Jaíba doa cadeiras de rodas para o HAT

Representantes do Rotary Club de Jaíba estiveram hoje, dia 15 de agosto, no Hospital Aroldo Tourinho para fazer a doação de duas cadeiras de rodas para o Pronto Socorro da Instituição. Segundo o representante do grupo Welison Oliveira Miranda, a ideia da doação surgiu quando ele esteve no Pronto Socorro do Hospital e, em conversa com a funcionária Isabella Maria Dias Vasconcelos, percebeu a necessidade de mais cadeiras. Welison, disse ainda que o HAT recebe diariamente pacientes transferidos de unidades de saúde daquela cidade e por isso é importante ajudar.

Segundo o Presidente do Clube, Alex Rodrigues, que veio acompanhar a doação, junto com outro membro, Diony Garcia, o lema do Rotary é dar de si, sem pensar em si próprio e com esse intuito aprovaram a doação das cadeiras para o HAT. As duas cadeiras de rodas serão utilizadas no Pronto Socorro do HAT para transporte dos pacientes internamente, beneficiando inúmeras pessoas diariamente. O enfermeiro responsável pelo Pronto Socorro, José Wilson Froes, afirmou que as cadeiras são imprescindíveis para o conforto dos pacientes.

O Provedor, Professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e a Administradora Geral, Adriana Inácia Paculdino Ferreira, estiveram presentes para agradecer a doação. O Professor Paulo César ressaltou a importância da ajuda para a melhoria do Hospital, que é uma Fundação sem fins lucrativos e destacou que doações como essa são de extrema importância para a Instituição.


Quinta-feira, 21 de maio de 2011

Instalada nova Provedoria do Hospital Aroldo Tourinho

No último dia 11 de maio, acontece no auditório do Hospital Aroldo Tourinho, a cerimônia de instalação de posse da nova Provedoria da Instituição, eleita no dia 11 de abril pelo Conselho Curador.

Ocupam agora os cargos de Provedor e Diretor Secretário os professores Paulo César Gonçalves de Almeida e Wagner de Paulo Santiago, respectivamente. Abilio Carnielli Filho continua como Provedor Adjunto. O mandato segue até fevereiro de 2013.

O secretário de estado da Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteva presente durante a cerimônia e reiterou apoio a Instituição. O Prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, também prestigiou o evento.



Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Hospital Aroldo Tourinho participará de residência médica de urgência e emergência

No último dia 24 de novembro, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou, em Pirapora, durante o I Simpósio da Rede de Urgência do Norte de Minas, a implantação da Residência de Urgência e Emergência em Montes Claros. A residência será financiada pela Secretaria de Estado de Saúde e resulta na parceria do Hospital Aroldo Tourinho, Hospital Universitário Clemente Faria e Santa Casa de Montes Claros –hospitais de apoio à rede de referência da região do pólo macroregional –e SAMU Macronorte.

Durante o Simpósio, o médico e professor Cássio André de Souza Vieira, falou sobre "A implantação da Residência em Emergência na Região Macronorte" e afirmou que o programa da residência médica foi elaborado por representantes dos Hospitais parceiros, orientados pela Sociedade de Medicina de Urgência. A residência deverá suprir a necessidade de os hospitais terem profissionais médicos especializados devido ao aumento da demanda de atendimentos de urgência e emergência.

Formalização
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, formalizou a parceria de implantação da Residência Médica em Urgência e Emergência na Macro Norte. Estavam presentes no encontro o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), João Canela, o coordenador médico do SAMU Macro Norte, Enius Freire Versiani, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas –Cisrun, Warmilon Braga, e representantes das demais Instituições.

Segundo O secretário Antônio Jorge, "este curso tem como objetivo aprimorar a capacidade dos profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes ampliando, assim, a eficiência dos diagnósticos, os gastos com internações e os procedimentos desnecessários", explica.

O investimento inicial de R$ 440 mil, repassado pelo governo, irá permitir que, já para o primeiro semestre de 2012, sejam ofertadas seis vagas. O curso é pioneiro no estado e tem duração de três anos. Para os próximos anos a expectativa é que sejam ofertados até 18 vagas.


Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Troco Solidário - Ajude-nos a Ajudar!

A Provedoria do Hospital Aroldo Tourinho acaba de lançar a campanha TROCO SOLIDÁRIO. Este projeto conta com o apoio da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas e visa arrecadar doações da população de Montes Claros para auxiliar na recuperação do nosso Hospital. A contribuição pode ser dada através de urnas estão espalhadas nas lojas associadas do CDL por toda cidade, ou em lojas onde o registro da doação será eletrônico. O objetivo da campanha é auxiliar na aquisição de materiais e na manutenção dos equipamentos do Hospital Aroldo Tourinho, segundo maior hospital do norte de Minas.


A Campanha Troco Solidário faz parte do Programa Resgate, uma iniciativa que pretende sanar os problemas financeiros que o HAT vem enfrentando nos últimos anos. O Programa Resgate tem como objetivo reestruturar o Hospital através de reestruturação gerencial, refinanciamento de dívidas e parcerias com a comunidade civil.

Os valores arrecadados com a Campanha serão permanentemente informados à comunidade através de cartazes afixados nos próprios locais de arrecadação e sua aplicação será informada através do site www.aroldotourinho.com.br

O Hospital Aroldo Tourinho precisa do seu apoio e contribuição para poder continuar a prestar os serviços de qualidade que a população precisa. Veja aqui as marcas dos nossos parceiros. Participe!

 


Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alterações na Provedoria do Hospital Aroldo Tourinho não alteram planos de reestruturação

O Hospital Aroldo Tourinho informa, com pesar, que devido a problemas cardiovasculares, o Provedor José Maria Marques Nunes se desligou da Provedoria da Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho. Desligam-se também deste Hospital, o Secretario Leonardo Linhares e o Superintendente Alexandre Pires Ramos, devido a compromissos educacionais e motivos pessoais, respectivamente. Quem assume a Provedoria do Hospital Aroldo Tourinho é o Sr. Abílio Carnielli Filho, que ocupava anteriormente a posição de Provedor –Adjunto.

Apesar dos desligamentos a administração do Hospital Aroldo Tourinho continua trabalhando a todo vapor com os projetos e ações que têm como objetivo reverter à situação de crise que o HAT se encontrava desde o início do ano.

Os senhores José Maria Marques Nunes, Leonardo Linhares e Alexandre Pires Ramos foram de extrema importância para o Hospital nesses últimos meses, participaram ativamente de duas frentes de trabalho, o Projeto Troco Solidário, no qual urnas foram espalhadas pelos comércios de Montes Claros para arrecadar doações de troco dos consumidores, e ainda o Projeto Adote um Leito, programa que prevê a adoção de leitos do HAT por empresários e cidadãos.

A atual provedoria do HAT agradece o empenho, dedicação e envolvimento dos Senhores José Maria Marques Nunes, Leornardo Linhares e Alexandre Pires Ramos.

Legenda: Durante a Posse da Provedoria, em fevereiro deste ano
Crédito da foto: Assessoria de Comunicação HAT

 


Sabado, 23 de abril de 2011

Diretor Secretário do HAT, recebe Medalha da Inconfidência

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, por meio de decreto, concederá a Medalha da Inconfidência ao advogado e Professor Leonardo Linhares Drumond Machado. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais e objetiva conferir ao agraciado o reconhecimento do Poder Público Estadual à sua meritória e destacada contribuição ao desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado e do País.

Criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), em Ouro Preto.
O Professor e advogado Leonardo Linhares Drumond Machado é natural de Montes Claros, filho de Walter Linhares da Frota Machado e Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado. É casado com Katherine Vieira Norollha Linhares e pai de João Pedro e João Arthur Linhares.

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, tendo colado grau em 1992. Possui Pós-graduação "Latu Sensu” (Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Direito Administrativo e Direito Civil) pela Universidade Estadual de Montes Claros, concluída em 1994. Possui Pós-graduação "Strictu Sensu" (Mestrado Interinstitucional em Instituições Jurídico políticas). Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, concluído em 2002.

É Professor Efetivo do Curso de Direito da Universidade de Montes Claros, desde 1997, onde leciona a Disciplina de Direito Penal. É Chefe do Departamento de Direito Público Substantivo do Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros e Membro do Conselho Fiscal da FADENOR (Fundação de Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas). É Secretário da Fundação Hospitalar Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho) para o biênio 2011/2013, já tendo exercido este cargo por outros 05 mandatos, nos períodos de 2000 à 2006 e de 2009 à 2010. É ocupante do cargo efetivo de Advogado da Prefeitura Municipal de Montes Claros desde 2006.
Ocupou o cargo de Auditor Geral da Prefeitura Municipal de Montes Claros, entre 1997 e 2001, e o cargo de Consultor Geral da Prefeitura Municipal de Montes Claros, entre 2001 e 2004. Professor/Palestrante de Direito e Processo Penal da Escola Superior de Advocacia da Seccional Mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 1998 e 1999. Membro do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais - Regional Norte, entre 1998 até 2003. Provedor Interino da Fundação Hospitalar Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho), no período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011.

Membro da Comissão de Ética e Disciplina da Seccional Mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2001 e 2002. Presidente do Rotary Club Montes Claros Oeste no período de 2002/2003. Ex­-Coordenador do Curso de Direito das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros em 2002.

Professor do Curso de Direito das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, nos anos de 2002 a 2005. Professor da Disciplina Noções de Direito do Curso de Engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FACIT de Montes Claros, no ano de 2002. Agraciado com a Comenda “Companheiro Paul Barris”, grau safira, concedida pela Fundação de Rotary Internacional em 2003. Agraciado com o título de “Cidadão Benemérito” pela Câmara Municipal de Montes Claros no ano de 2004.

 


Sabado, 23 de abril de 2011

Abraço no Hospital Aroldo Tourinho

No dia 17, às 09h, provedoria e funcionários do Hospital Aroldo Tourinho se encontraram para dar um grande abraço no Hospital.

O objetivo foi chamar a atenção dos Governos Federal, Estadual e Municipal para o momento de crise, com grande endividamento decorrente, sobretudo, do sub-financiamento da saúde, que já levou ao fechamento de alguns serviços.
 
Segundo Alexandre Ramos, superintendente do HAt, toda a equipe da Instituição está fazendo esforço para manutenção e sobrevivência dos seus serviços prestados.
“A importância do abraço é mostrar o apoio que a comunidade dá ao Hospital Aroldo Tourinho, apoio já manifestado em outros momentos. Uma manifestação de valor ao serviço do HAT à comunidade”, diz Alexandre.

 


Quarta-feira, 08 de março de 2011


Clique aqui e conheça!


Quarta-feira, 08 de março de 2011

AROLDO TOURINHO UM HOSPITAL FILANTRÓPICO CERTFICADO

Há pouco mais de um ano, em 27 de novembro de 2009, foi promulgada a Nova Lei de Filantropia. Apesar de ser nova, muitos dos seus critérios já são antigos, e de conhecimento da maioria das instituições filantrópicas, mas apenas a minoria exercia suas obrigações totais. A nova regulamentação permite o rígido controle e a permanência das verdadeiras instituições filantrópicas, que merecem voto de confiança pelo histórico de bons serviços prestados a população.

Há todo um processo a ser cumprido pelas entidades filantrópicas e algumas mudanças serão de extrema importância, pois serão rigorosamente fiscalizadas pelos órgãos competentes. Agora serão exigidos das filantropias que demonstrem com total transparência, sua verdadeira finalidade de existência, de que forma os recursos a ela destinados estão sendo usados e principalmente qual o resultado obtido no desenvolvimento deste trabalho.

O Ministério da Saúde é o responsável para certificar os hospitais filantrópicos ou não, fazendo com que os órgãos que praticam a famosa “pilantropia”, enganando a sociedade e desviando recursos da real finalidade, sejam fiscalizados e punidos.

Um exemplo de hospital filantrópico é o Aroldo Tourinho, que cumpre todas as exigências e possui certificado de Instituição Filantrópica. A Entidade atende a pacientes de Montes Claros e todo o norte de Minas. Cerca de 80% de seus serviços prestados são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Segue abaixo algumas diretrizes e normas, preparadas por Érika Blank, Contadora do Hospital Aroldo Tourinho e coordenadora operacional do Comitê Gestor da Filantropia.

“A NOVA LEI DA FILANTROPIA”
- Ministério da Saúde Responsável pela Certificação aos Hospitais

Dispositivos legais.
(NOVO MARCO LEGAL DA FILANTROPIA)

  • Lei nº.12.101, de 27 de novembro de 2009.
  • Lei nº.12.249, de 11 de junho de 2010.
  • Decreto nº.7.237, de 21 de julho de 2010.
  • Decreto nº.7.300, de 14 de setembro de 2010.
  • Portaria MS nº.3.355, de 04 de novembro de 2010.
  • Instrução Normativa de SRFB nº.1.071, de 16/09/2010.

Requisitos atuais para entidade de saúde ser considerada beneficente:

  •  Comprovar o cumprimento de metas estabelecidas em convênios ou instrumentos congêneres com o gestor local do SUS;
  •  Ofertar no mínimo 60% de seus serviços ao SUS;
  • Demonstrar que realizou, a cada ano, a prestação exigida de serviços ao SUS com base no somatório ponderado das internações e dos atendimentos ambulatórias. [art. 4º da Lei 12.101/09]

Exceções ao critério de 60% SUS:

  •  Ausência de demanda declarada pelo gestor local do SUS ou inexistência de contratação da entidade (casos em que deverá aplicar de 5% a 20% de sua receita bruta em gratuidade, a depender do percentual de serviços prestados ao SUS)

  a- 5% se o percentual SUS for igual ou maior que 50%
  b-10% se o percentual SUS for igual ou superior a 30% e menor que 50%
  c- 20% se o percentual SUS for inferior a 30%

  •  Entidades de excelência, com a realização de projetos de apoio ao desenvolvimento do SUS

Cumprimento das metas pactuadas:

  •  Serão consideradas as tendências positivas (tanto das metas quantitativas quanto as qualitativas de internações e atendimentos ambulatoriais), declaradas por meio de atestado fornecido pelo gestor local do SUS, resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, ou parecer da Comissão de acompanhamento.

Importante:

Necessidade de ampla formalização de documentos, inclusive exigindo protocolo perante as autoridades públicas, especialmente Gestores públicos do SUS.

Principais Inovações:

Registro dos Serviços Realizados

- Registrar as internações e os atendimentos ambulatoriais de serviços ao SUS e não SUS nos sistemas SIH, SIA e na CIH
- Quantificação dos 100% Dos Serviços Prestados Pela Instituição

O Hospital deverá, obrigatoriamente, informar ao Ministério da Saúde:

1- a totalidade das internações e atendimentos ambulatoriais realizados para pacientes usuários do SUS por meio de preenchimento dos sistemas de informações SIA, SIH e CIH, sendo que para os não usuários do SUS não haverá geração de créditos.

2 - as alterações referentes aos registros no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde - SCNES
- Não pode transferir a cobrança de uma conta para outro mês, pois a quantidade de atendimento é considerada por mês de competência e mês que não atingir os 60% perde a filantropia.

Fiscalização

  • O processo de fiscalização será de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que pode cancelar os benefícios a partir  da constatação do não cumprimento.

 Isenção do Pagamento das Contribuições

  • Desde que a entidade atenda a todos os requisitos da lei e do regulamento, fará jus à isenção do pagamento das contribuições de que tratam os arts.22 e 23 da lei 8.212/1991. Atenção para o cumprimento das obrigações acessórias estabelecidas na legislação tributária.

Suspensão do Direito à Isenção

  • Considerar-se-á automaticamente suspenso o direito à isenção durante o período em que se constatar o descumprimento de requisito exigido, devendo o lançamento ter como termo inicial a data da ocorrência da infração que lhe deu causa.

Diante das inovações, não será tarefa fácil administrar a filantropia.
Formação de um Comitê Gestor da Filantropia

Representantes da:

  • Diretoria
  • Contabilidade
  • Jurídico
  • Financeiro
  • Faturamento
  • Auditoria
  • Custos / Estatística

“É momento dos Hospitais Filantrópicos perceberem a necessidade de UNIÃO permeada de LEALDADE, acompanhada de uma GESTÃO PROFISSIONAL, como os principais elementos garantidores da sobrevivência do setor”.

Por: Martins
Assessoria de Comunicação
Hospital Aroldo Tourinho


Quarta-feira, 03 de março de 2011

QUE TAL UMA INJEÇÃO DE INFORMAÇÃO?

O setor de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e acadêmicos da Funorte promoveu blitz preventiva ao acidente de risco biológico no Hospital Aroldo Tourinho. Durante o evento, hoje, 03 de março, os alunos orientaram sobre os riscos de acidentes biológicos e distribuíram panfletos que abordavam sobre o tema.

Uma das orientações mais importantes dadas pelos acadêmicos foi o descarte correto de materiais contaminados, como seringas e estiletes. Para isso o Hospital Aroldo Tourinho tem os recipientes adequados para descartar e acondicionar estes perfuro-cortantes, conforme a indicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também alertaram sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), que são mascaras, luvas, óculos e outros materiais de proteção.

Segundo a enfermeira responsável pelo CCIH, Zilá Soares, este evento serve de orientação e incentivos aos cuidados contra o risco biológico. “Estamos cuidando de nossos cuidadores, eles constantemente estão exposto a risco de acidentes biológicos e por isso estamos reforçando as orientações de cuidado” fala Zilá.

Por: Martins


Quarta-feira, 02 de março de 2011

AROLDO TOURINHO SOB NOVA DIREÇÃO

O Hospital Aroldo Tourinho empossou hoje, às 10h, 26 de fevereiro, sua nova provedoria para o biênio 2011/2012. A nova direção é composta pelo empresário José Maria Marques Nunes como Provedor, Abílio Carnielli Filho, como Provedor Adjunto, Leonardo Linhares Drumond Machado como Diretor Secretário e Alexandre Pires Ramos como Superintendente. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do HAT e teve a participação de funcionários, médicos, políticos, amigos e diversos representantes da sociedade.

A nova Provedoria assumem seu mandato com o forte compromisso de prestar assistência de boa qualidade a população, desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas, dar planejamento ao lançamento do Projeto Vida, que inclui a reativação da maternidade do Hospital Aroldo Tourinho, o programa Casal Grávido, fortalecer o Banco de Leite Humano e criar a UTI neonatal.

O novo Provedor José Maria Marques Nunes é produtor rural e exerceu atividades empresariais na distribuição de gás na região e foi governador do Rotary Internacional. Esse será seu segundo mandato a frente do Aroldo Tourinho como Provedor.

O Provedor Adjunto Abílio Carnielli Filho é sociólogo, especialista em Recursos Humanos, sendo gerente de RH da empresa Vallée, Diretor da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) e presidente da Associação das empresas do Distrito Industrial de Montes Claros (Assedi).

O Diretor Secretário Leonardo Linhares Drumond Machado é advogado, professor universitário e consultor jurídico de várias prefeituras do norte de Minas. Leonardo. Esse será seu sexto mandato como Diretor Secretário.

O Superintendente da Fundação é o empresário Alexandre Pires Ramos que já esteve na direção da Entidade quando foi responsável pelo Projeto do Rotary Internacional na Instituição, por 17 anos. Foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI) e é dirigente do Sicoob Credinosso.

A entidade empossou também como membro do seu Conselho Curador o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, que presta importante apoio ao Banco de Leite Humano do Hospital. Ele representará no conselho a categoria de Colaborador Honorário. Em seu discurso, o ex-ministro fez diversas referências a Montes Claros e prestou homenagem a Darcy Ribeiro contando experiências vividas com o antropólogo.


Quinta-Feira, 17 de janeiro de 2011

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SAÚDE

Aconteceu no dia 03 de janeiro de 2011, no Auditório da ACI de Montes Claros, a palestra com o Dr. Fernan Gonzales Bernaldo de Quirós, especialista na assistência hospitalar em rede, Vice-Diretor Clínico do Hospital Italiano de Buenos Aires (HIBA) e pa rceiro do Hospital Aroldo Tourinho na criação do centro de excelência de cuidado em saúde.

Dados do Evento  

Promoção: Hospital Aroldo Tourinho  
Local: ACI de Montes Claros  
Horário: 20 h  
Público: aberto a universitários, profissionais da saúde, da tecnologia da informação e demais interessados no tema.  

Palestrante: Dr. Fernan Gonzales Bernaldo de Quirós  

Graduou-se como médico pela universidade de Buenos Aires em 1987 e fez sua especialização em medicina interna no HIBA.  

Criou um plano de saúde denominado Plano de Salud que pertence ao HIBA. Formou o Departamento de Informações Hospitalares (HIS) onde desenvolveu o Sistema de Informação Clínica, projeto chamado Itálica.  

Coordena projetos de educação informática médica da América Latina e do Caribe para a Federação Latino-Americana de Informática em Saúde (IMIA-LAC) e é Diretor da Carreira de Informática Médica, especialidade aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação e Credenciamento Universitário (CONEAU) do Ministério da Educação Argentina.  

Dr. Fernan é reconhecido mundialmente por sua contribuição no campo educacional, desenvolvimento de pesquisas e programas em informática médica, Doenças, Gestão, Medicina Interna, Fisiologia e tecnologia da informação na área da saúde.



 

Terça feira, 05 de janeiro de 2011

FÉ E RELIGIOSIDADE

Fé e religiosidade. O Hospital Aroldo Tourinho participou da Festa de Santos Reis que ocorreu entre os dias 24 de dezembro de 2010 a seis de janeiro de 2011.

Cada dia é dedicado à participação de grupos da sociedade ou entidades que contribuíram com o bairro ao longo do ano. No dia 03 de janeiro o Aroldo Tourinho foi o responsável junto com mais dois grupos pela celebração da missa.

A celebração em favor do Hospital contou com representantes e funcionários da Instituição que participaram na procissão de entrada. Estiveram presentes amigos e a comunidade do Santos Reis, um público de cerca de 1.500 pessoas reunidas em devoção e lembrança ao nascimento de Cristo.

Para mais imagens do evento, clique aqui

Por: Martins – Assessoria de Comunicação


 

Sexta feira, 24 de dezembro de 2010

CRIANÇAS SÃO VISITADAS PELO PAPAI NOEL HAT

O projeto de humanização Natal dos Sonhos realizado pelo Hospital Aroldo Tourinho (HAT) leva presentes e alegria às crianças da Instituição. Em sua terceira edição ganha mais força e garante um natal mais feliz para as crianças.

O Evento é realizado pelo Grupo de Trabalho e Humanização do HAT (GTH) e justifica-se, pela necessidade da instituição de estar presente nos momentos especiais das famílias dos seus colaboradores, promovendo a humanização e integração; trazendo aos filhos dos colaboradores um natal com mais alegria.

Foram distribuídas cartinhas para os filhos dos colaboradores menores de sete anos. Elas escrevem as cartas fazendo o pedido do brinquedo que desejam ganhar neste natal e enviam para o “Papai Noel HAT”. Cada cartinha fica sob responsabilidade dos membros do GTH que procuram pessoas para apadrinhar os pedidos. Este ano, supervisores, médicos, diretores da própria instituição, além de algumas empresas da cidade e amigos do Hospital foram padrinhos das diversas cartas recebidas.

Os presentes são entregues na casa das crianças pelos membros do GTH e o papai Noel do Aroldo Tourinho.
Para Roberta Mota, presidente do GTH, o ato de ajudar crianças carentes neste natal se torna símbolo do amor ao próximo e uma alegria para os membros do grupo. ”Com esse projeto somos capazes de visualizar a felicidade das crianças, além de contribuir para um natal mais humanizado” diz Roberta.

Segundo Athos Mameluque, provedor do Hospital Aroldo Tourinho, o projeto busca a cada ano aumentar o número de crianças atendidas, a quantidade de padrinhos. “Este projeto visa ajudar e ser exemplo para outras instituições. Mostrar amor e responsabilidade para com as crianças é um de nossos ideais mais importantes” acrescenta Mameluque.

Para mais fotos do Natal dos Sonhos, clique aqui.

Por: Martins – Assessoria de Comunicação


 

Terça feira, 09 de novembro de 2010

EX-PROVEDOR VISITA HOSPITAL AROLDO TOURINHO

O ex-provedor Walfrido dos Mares Guia acompanhado de representantes das Faculdades Integradas Pitágoras foi recebido ontem no Hospital Aroldo Tourinho (HAT), oito de novembro, pelo atual provedor Athos Mameluque, pelo diretor geral Geraldo Élvio e pelo assessor de recursos estratégicos Alexandre Pires.

Walfrido teve a oportunidade de fazer um “tour” pela Unidade para conhecer as novas instalações e o crescimento da Instituição nos últimos anos. Ele ficou surpreso e maravilhado com o crescimento do Aroldo Tourinho e ligou para o ex-secretário de saúde do estado Marcos Pestana, que havia visitado o HAT há alguns meses atrás. Contou para Pestana sobre as mudanças que viu no Hospital e sobre o bom planejamento que a Entidade realizou nos últimos meses.

Walfrido se reuniu com o provedor Athos Mameluque e diretoria para tratar de assuntos ligados ao Hospital e as Faculdades Integradas Pitágoras, parceiros no ensino e pesquisa na área da saúde.

Por: Martins – Assessoria de Comunicação


 

Quinta feira, 04 de novembro de 2010

HOSPITAL AROLDO TOURINHO, HÁ 23 ANOS LEVANDO SAÚDE AO NORTE DE MINAS

O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) completou 23 anos. Criado como Fundação Hospitalar de Montes Claros em 20 de outubro de 1987, o HAT se tornou o segundo maior hospital do norte de Minas atendendo a pacientes da cidade e região.

Para comemorar seus 23 anos, o Hospital promoveu diversas palestras e cursos para seus colaboradores. Motivação, dicas de beleza, saúde feminina, economia doméstica, autodefesa, memorização e marketing pessoal foram alguns dos cursos oferecidos gratuitamente, além do sorteio de brindes e serviços de cabeleireiro.

Para o provedor da Instituição, Athos Mameluque, esta é uma maneira de presentear os funcionários. “Eles são o pilar mais importante da entidade, todo o sucesso que tivemos nesses 23 anos é fruto do trabalho de cada colaborador que trabalhou no Aroldo Tourinho”, diz Mameluque.

Entre os eventos, o Hospital ofereceu um almoço especial para todos seus colaboradores e no dia 27, quarta feira, realizou a cerimônia oficial de aniversário, homenageando com medalhas eméritas seus funcionários mais antigos.

Para conferir mais fotos dos eventos, clique aqui

Por: Martins – Assessoria de Comunicação

 


 

PROMOVENDO SAÚDE E PREVENINDO DOENÇAS NA PRAÇA DA CATEDRAL

A Unidas - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde em conjunto com o Hospital Aroldo Tourinho e outras instituições de saúde promovem no dia 25 de setembro, sábado, na Praça da Catedral, em Montes Claros, o “3º Unidas em Movimento”.

O evento é direcionado aos beneficiários de suas filiadas e à comunidade em geral, onde profissionais e entidades vão prestar informações, serviços e desenvolver atividades de saúde que visam a conscientização para uma melhor qualidade de vida e bem-estar. O tema é “promovendo saúde e prevenindo doenças” e a programação será realizada das 09 às 13 horas.

A Unidas é a maior representante do segmento de autogestão em saúde, com atuação nacional.
É uma entidade associativa, sem fins lucrativos. Possui superintendências em todos 26 estados bem como no Distrito Federal e congregando 150 instituições, que respondem pela assistência à saúde de mais de 5 milhões de beneficiários. A Superintendência de Minas Gerais conta com 40 entidades filiadas, ligadas a importantes organizações atuantes em diversos setores (veja listagem anexa), que somam cerca de 600 mil beneficiários.

O Aroldo Tourinho, um dos maiores hospitais do norte de Minas, atende a pacientes de mais de 100 municípios do norte de Minas Gerais e sul da Bahia, abrangendo aproximadamente 1.500.000 habitantes. Atua na atenção a saúde visando o bem estar e qualidade no atendimento. A Instituição conta com cerca de 40 clínicas médicas e unidades de serviços assistenciais e mais de 200 leitos.

O evento faz parte das ações do Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, criado pela Unidas-MG. As duas primeiras edições aconteceram em Belo Horizonte e contaram com a participação de um grande número de pessoas. Para esta edição resolvemos inovar e elegemos a cidade de Montes Claros para ser a pioneira no processo de interiorização do projeto Unidas em Movimento, considerando a importância estratégica do município quanto a sua localização e abrangência no Norte de Minas, carência de eventos deste porte e principalmente a nossa contrapartida a tradicional receptividade do povo de Montes Claros.

ATIVIDADES PROGRAMADAS:

Orientação à Saúde:
o Aferição da pressão arterial
o Cálculo de IMC – Índice de Massa Corporal
o Orientação para doação de sangue e medula
o Orientação nutricional
o Prevenção do câncer de pele
o Saúde Bucal

Atividades físicas:
o Aeróbica
o Alongamento
o Massagem relaxante

Palestras:
o Saúde do idoso – A família que cuida
o Dislipidemia
o Hipertensão arterial
o DST – Doenças sexualmente transmissíveis
o Cardiopatias
o Nutrição – alimentação saudável
o Prevenção do câncer de pele